Slider

Vídeos

Postagem em destaque

Constelação familiar sistêmica: Um nome estranho, mas que pode mudar a sua vida.

O que é essa terapia que até os tribunais de justiça estão aplicando?  Sabe todas aquelas vezes em que vemos geração após geração repet...

Polícia

Politica

Educação

Esportes

Economia

Entretenimento

INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DE BODOCÓ-CONFIRA




» » Escritores do Sertão pernambucano lançam obras em Ouricuri, PE

Cícero Belmar e Bruno Liberal lançarão suas obras neste sábado (14).
Autores participarão ainda de uma conversa em uma escola de Bodocó.

Jornalista e escritor Cícero Belmar
(Foto: Aguinaldo Leonel)

A literatura pernambucana é uma das mais ricas do país, sobretudo no Sertão do estado. Os moradores da região, além de apreciar as obras, terão a oportunidade de conversar com dois autores premiados neste sábado (14). Os escritores Cícero Belmar e Bruno Liberal lançarão suas obras no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindsep) em Ouricuri. O evento começa a partir das 20h e é gratuito e aberto a todos os interessados.
Uma das obras escolhidas para o lançamento é Umbilina e Sua Grande Rival, do jornalista e escritor Cícero Belmar, natural de Bodocó, no Sertão de Pernambucano. Este é o primeiro romance do autor, escrito em 2000, e foi vencedor do Prêmio Literário Lucilo Varejão, da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife. Em Ouricuri, será lançada a segunda edição da obra, que tem prefácio do também escritor, Raimundo Carrero, natural de Salgueiro, e xilogravuras do artista pernambuco J. Borges, baseadas em nove passagens do livro.
Livro Umbilina e Sua Grande Rival (Foto: Divulgação)Livro Umbilina e Sua Grande
Rival (Foto: Divulgação)
“É um livro armorial. Um romance que se passa no Sertão do Araripe e conta a história de uma sertaneja que está doente e se recusa a morrer enquanto não transformar o filho dela em um herói da literatura de cordel. Então ele mostra esse embate entre Umbilina e a morte. É uma grande homenagem à cultura popular e ao cordel”, contou Belmar.
A obra de Cícero tem inspirações no realismo fantástico, estilo literário que retrata acontecimentos irreais ou extraordinários como algo comum. “Umbilina já havia perdido nove filhos e ao descobrir que ela é que poderia morrer, decide transformando o filho em palavras, porque ela acreditava que assim ele ficaria imortalizado, venceria a morte. Digo sempre que o sertanejo vive o realismo fantástico na prática através da religiosidade popular”, disse o autor.
O outro livro que será lançado na oportunidade será O Contrário de B., do economista e escritor de Petrolina, Bruno Liberal. A publicação reúne contos focados no aspecto psicológico dos relacionamentos humanos. O autor venceu o 1º Prêmio Pernambuco de Literatura em 2013 com o livro Olho Morto Amarelo.
Livro O Contrário de B. (Foto: Bruno Liberal/Arquivo pessoal)Livro O Contrário de B.
(Foto: Bruno Liberal/Arquivo
pessoal)
Os escritores participarão ainda do evento 'Um Escritor na Minha Escola' na sexta-feira (13) em Bodocó. Os autores conversarão sobre seus trabalhos com os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Artur Barros Cavalcante, a partir das 15h30. O encontro é aberto a todos os interessados. A EREM fica na Rua Agamenon Magalhães, nº 83.
Serviço:

Lançamento dos livros Umbilina e Sua Grande Rival e O Contrário de B.
Data: 14 de novembro
Horário: 20h
Local: Sindicato dos Servidores Públicos (Sindsep)
Endereço: Rua Oscar Lins, nº 244, Centro de Ouricuri
Entrada gratuita
fonte G1 Petrolina

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe um comentário