Slider

Vídeos

Polícia

Politica

Educação

Esportes

Economia

Entretenimento

INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DE BODOCÓ-CONFIRA




» » » » Obras de arte ficarão como legado das Olimpíadas em 22 Municípios brasileiros


As atrações e os jogos das Olimpíadas de 2016 estão centrados no Rio de Janeiro, mas não é apenas na capital carioca que o mega evento deixará algum legado. Entre maio e agosto, a tocha olímpica passou por 328 cidades brasileiras, de todas as regiões do Brasil.  Em 22 delas, até setembro, serão erguidas manifestações em artes visuais permanentes, como monumentos e instalações, em homenagem ao período dos jogos e à passagem da chama olímpica.

As obras são resultado do Prêmio Arte Monumento Brasil2016. Dos 22 projetos selecionados, cinco obras de artes visuais já foram inauguradas, duas no estado do Rio, em Paraty e Nova Friburgo; uma em Tiradentes (MG); a quarta em Florianópolis; e a quinta em Ipameri (GO).

Foi nessa cidade goiana que a arquiteta e artista Dorys Daher nasceu e viveu parte da vida antes de se mudar, definitivamente, para o Rio de Janeiro. Dorys foi uma das candidatas contempladas pelo edital, que premiou com R$ 30 mil cada projeto que criasse um legado de monumentos permanentes em locais públicos de grande circulação e visitação nas cidades por onde passou a tocha olímpica. A arquiteta se debruçou sobre o projeto por meses e, há 10 dias, está na cidade goiana para finalizar a montagem e instalação da obra.

A escultura Cores, obra criada por ela para o Município, se assemelha aos aros olímpicos, símbolo das Olimpíadas, e será instalada na Praça Rui Barbosa. Assim como os aros, a obra representa a união entre as nações.

"São cinco aros, desentrelaçados, completamente diferentes da logo oficial das olimpíadas. O desentrelaçamento não significa algo ruim, pelo contrário. A união dos povos se dá não pelos aros se tocando, mas pela possibilidade que a escultura dá de as pessoas a atravessarem, como se estivessem quebrando fronteiras e se encontrando", explica a artista.

Ipameri recebeu, no início do século 20, forte influência de imigrantes de diversos países: espanhóis, alemães, portugueses, italianos, tchecos, japoneses, sírios e libaneses. A mistura de pessoas de variadas origens está presente na estrutura do município, bem como no espírito dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos, cujo símbolo dos cinco aros, com cores diferentes, representa a união entre os continentes.

Municípios contemplados
Outros monumentos serão inaugurados nas cidades de Curitiba (PR), Juazeiro (BA), Rio de Janeiro (RJ), Bauru (SP), Porto Alegre (RS), Niterói (RJ), Mogi das Cruzes (SP), Guarulhos (SP), Piripiri (PI), Serra do Salitre (MG), Chapecó (SC), Vitória da Conquista (BA), Belém (PA), Laguna e Vitória (ES).


Agência CNM com informações do Ministério da Cultura

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe um comentário