$type=ticker$cols=4

$type=grid$count=4$tbg=rainbow$meta=0$snip=0$rm=0

Deputados barram apresentação de projetos populares pela internet

Lúcio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados-Em fevereiro de 2014, Câmara inaugurou em suas dependências um “laboratório hacker” para diminuir distância entre a atividade legislativa e o debate sobre novas tecnologias
Deputados de diversos partidos têm barrado a votação de um conjunto de proposições que, combinadas, permitem que cidadãos não só apresentem projetos de lei, atribuição precípua de parlamentares, como também sugiram alterações de texto e interfiram nas discussões de conteúdo durante a tramitação. Tudo por meio virtual. As matérias, na verdade, visam dar caráter legal e nortear o funcionamento de uma plataforma interativa produzida pela Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec), como passou a se chamar o antigo Centro de Informática da Câmara (Cenin) a partir de dezembro de 2017. Mas alegação de que robôs atuarão no lugar de pessoas, segundo deputados ouvidos pelo Congresso em Foco, travou a discussão das matérias.
Um dos projetos oficializa o uso de assinatura eletrônica para permitir a subscrição de projetos de iniciativa popular e petições públicas. Trata-se do Projeto de Lei (PL) 7574/2017, que teve regime de urgência para votação em plenário aprovado em dezembro passado. Concebida por uma comissão especial da reforma política que funcionou no ano passado, a matéria já entrou e saiu de pauta diversas vezes e, segundo fontes ouvidas pela reportagem, líderes de bancada têm impedido que ela seja apreciada em plenário. O texto regulamenta a participação dos cidadãos nas decisões do Congresso e, além dos próprios projetos de iniciativa popular, assegura a voz do povo na sugestão de plebiscitos e referendos.
Já o Projeto de Lei 7005/2013, derivado de outro projeto da ex-senadora Serys Slhessarenko (ex-PT-MT), acrescenta dispositivos na Lei 9.709/1998 para viabilizar a possibilidade de subscrição eletrônica para apresentação de projetos de lei de iniciativa popular, como explica o resumo da matéria. Segundo o texto, pronto para o plenário da Câmara desde 2013, são consideradas as assinaturas manuais e eletrônicas dos eleitores. Projetos que não atingirem número mínimo de assinaturas fixadas em lei, continua o PL 7005, passam a tramitar na forma de sugestão legislativa (leia mais abaixo).
Em tramitação conjunta com a proposta anterior está o Projeto de Resolução (PRC) 217/2017, de autoria do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que visa assegurar transparência e participação popular no processo decisório da Câmara. No quesito transparência, o texto prevê que a Casa terá de liberar projetos, pareceres, emendas e destaques para votação em separado na internet, em formato de dados abertos, com acesso livre e irrestrito para que cidadãos possam ler e compartilhar cada conteúdo. Além disso, o PRC garante que internautas participem da análise de proposições na Casa por meio de fóruns de discussão e outras plataformas abertas no portal da Câmara. Relatado pelo deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), o texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça em 10 de maio e, apensado ao PL 7005, também esbarra na resistência de alguns deputados.

Cleia Viana / Câmara dos Deputados-Aleluia: “Representação popular é importante e não pode ser substituída por robô”

As três proposições, além de outros textos que tratam de assunto semelhante, estão longe de constar da lista de prioridades dos deputados. Vice-líder do DEM na Câmara até 11 de abril, José Carlos Aleluia (BA) garante não ser contra a participação popular, desde que ela se dê por meio de pessoas, não de robôs. “Muito do que é feito, hoje, pela internet é controlado por robôs. É um projeto completamente absurdo, que paralisaria a Câmara da maneira com que foi colocado inicialmente”, disse à reportagem o parlamentar baiano, referindo-se ao PRC 217 e apontando necessidade de alterações na matéria.
“A representação popular é importante, mas não pode ser substituída por robô. Da maneira que o projeto foi apresentado, o que iria predominar era a ação dos robôs. Da maneira que eu vi, esse projeto não evitava o robô e paralisava a Câmara e o Congresso, de modo geral, e não tinha a menor chance de ser aprovado”, acrescentou Aleluia.
Adversário de Aleluia no campo político-partidário, o vice-líder do PT na Câmara Paulo Teixeira (SP) concorda com o colega sobre a ameaça dos robôs. Informado pela reportagem que a plataforma desenvolvida pelo Ditec dispõe de mecanismo de conferência de títulos de eleitor no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – uma das exigências para apresentação de matérias –, o parlamentar disse não haver um sistema eficaz de detecção de robôs na Casa.
“Hoje se faz consulta aqui [na Câmara] e os robôs atuam como ninguém. Eu sou favorável a essa política [de interação popular], mas tem que haver esse cuidado, se não vai acontecer isso [uso de robôs]. Aqui já acontece”, ponderou Paulo Teixeira, também em referência ao PRC 217 e sinalizando que pode mudar de posição. Para o deputado petista, o projeto não foi devidamente explicado e a ameaça do “robonauta” permanece.
“Se ele [o relator Pedro Cunha Lima] tiver todos esses cuidados, em havendo todos os cuidados contra os robôs, eu sou favorável. Se ele mostrar para todos nós que o projeto nos protege dessa influência maléfica, eu sou favorável. Por exemplo, eu fiz uma consulta [virtual] e o pessoal, por diversas vezes, usou robôs nos meus contrapontos. Assim que o projeto voltar para a pauta eu vou ver se ele se cercou de todos esses aspectos”, acrescentou o parlamentar paulista.

Riscos e riscos

Servidores da Câmara envolvidos no projeto do Ditec disseram à reportagem que não há, tecnicamente, a menor possibilidade de que robôs atuem na apresentação de projetos de maneira indetectável. Uma das fontes ouvidas pelo site, além de assegurar a eficiência da plataforma, afirmou ainda que os deputados confundem interações em enquetes, recurso também disponível no portal do Senado, com o processo de tramitação de propostas. Os servidores falaram ao site sob condição de não terem sua identidade revelada.
Eles explicam que a plataforma está protegida com um complexo sistema para impedir a ação dos robôs, com tecnologia de ponta. Um dos servidores especializados em tecnologia da informação disse ao Congresso em Foco que, mesmo com o vasto aparato de informação à disposição dos deputados, a impressão é que alguns deles estão achando que o projeto de interação popular lhes reduz a influência no processo legislativo.

Lúcio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados-Paulo Teixeira: “Hoje se faz consulta aqui e os robôs atuam como ninguém”

Relator do PRC 217, Pedro Cunha Lima disse à reportagem que prefere o risco dos robôs à ameaça de cerceamento à participação popular. “Existem mecanismos de segurança. Mas, ainda que haja algum risco, o que não podemos é deixarmos de utilizar uma tecnologia para que tenhamos um outro desempenho democrático porque existe um risco disso ou daquilo. E não ouvir o povo, não tem risco? Deixar como está não tem risco? Porque a nossa democracia não funciona, as pessoas não se sentem representadas, a Câmara é uma instituição que tem uma rejeição altíssima. Então, em vez de a gente se renovar, se oxigenar de participação popular, ainda que haja risco disso ou daquilo, acho muito mais arriscado deixar tudo como está”, reclamou o tucano.
O deputado paraibano diz não acreditar em boicote ao seu relatório, já modificado. “Na pauta, realmente entram mil coisas e vota-se meia, porque o regimento [interno da Câmara] não permite que a gente renda. Na verdade, não é questão de retirada de pauta, mas sim porque tudo entra na pauta e sai da pauta. Teria que haver uma prioridade do presidente [da Câmara, Rodrigo Maia, DEM-RJ], do colégio de líderes para poder chegar à votação dele”, acrescentou.
Para mitigar a resistência, Pedro Cunha Lima retirou do projeto original, por exemplo, a obrigação para que presidentes de comissões concedessem a palavra também a cidadãos previamente convidados para audiências de debate, como já ocorre em audiências públicas. Outra reclamação foi feita por Aleluia contra a previsão de que a pauta de votações em plenário contivesse proposições de iniciativa popular apresentadas via ferramenta digital. Para o deputado baiano, seria uma interferência profunda na atividade parlamentar “e poderia representar tentativa de democracia direta que enfraqueceria o Poder Legislativo”.
Diante da demanda, o relator modificou o texto para determinar que uma vez por semestre, tanto em plenário quanto em comissões temáticas, ao menos uma sugestão legislativa considerada prioritária por internautas fosse incluída na chamada Ordem do Dia (período de votação). “O que inviabiliza o trabalho na Câmara não é a participação cidadã; o que inviabiliza a pauta na Câmara é um regimento que já não nos serve mais”, rebateu Pedro Cunha Lima, referindo-se a manobras regimentais como obstrução para efeito de quórum, que prolongam discussões e, muitas vezes, impedem o avanço na pauta.

Alta tecnologia

Outra fonte ouvida pela reportagem negou haver vulnerabilidade do sistema de interação à ação de robôs e hackers, por exemplo. “Não tem esse risco. Primeiro porque o cidadão vai informar dados que irão ser encaminhamos ao TSE. Quando do retorno, será encaminhado SMS ao celular do cidadão. Há vários pontos de parada [passos de checagem] para que se teste e verifique”, disse a fonte, também especializado em tecnologia da informação.”As pessoas podem estar confundindo com enquete, quem vota a favor ou contra um PL, por exemplo. Não é isso.”
Ela explica que tudo o que vier a envolver o internauta na discussão de proposições será publicado em um mecanismo chamado “blockchain“, tecnologia de bloqueio usada nas bitcoins, as moedas virtuais. O objetivo é que que qualquer cidadão possa verificar, a qualquer momento, se há fraude em suas interações. Para tanto, a Câmara fechou acordo com o TSE e terá tecnologia de ponta empregada no sistema. “Não é aquele tipo de transação que se faz em segundos. São vários passos”, acrescenta a fonte.
Além disso, explica, há mecanismos de confirmação de imagens contra robôs, bem como regras em que só uma pessoa pode aderir a um projeto de lei. “A pessoa receberá mensagem de SMS no celular e deve confirmar o número em um portal da Câmara. E o principal: toda a sequência de blocos votados pelo cidadão sobre cada proposição será publicada – preservando-se o que é confidencial, como título de eleitor e CPF –, para que qualquer pessoa ou ONG no mundo inteiro possa auditar.”

Multiplataforma

A plataforma do Ditec vai permitir a interação também com outras iniciativas de incentivo à participação popular no processo legislativo. “Foi prevista a recepção de listas coletadas por outros portais, como o Mudamos. Mas tudo vai passar rigorosamente pelos mesmos passos”, informa a fonte, para quem será possível avançar mais na segurança quando o Documento Nacional de Identificação (DNI) digital for implantado, o que o TSE prevê que acontecerá a partir de julho.
“O TSE está implantando. Um aplicativo vai ler a sua digital e associá-lo a CPF, mais RG, mais título de eleitor. Isso será conta para geração de um QR Code [código eletrônico]. E, com seu celular, você poderá se identificar em qualquer serviço público. O lançamento do DNI no Congresso será no próximo mês. Parlamentares e servidores gerarão o seu. O TSE deseja cadastrar todos os eleitores. Isso vai permitir mais segurança ainda”, vislumbra.
Além da resistência aos projetos com a alegação da ameaça dos robôs, a fonte denuncia a apresentação de “jabutis” nos projetos, ou seja, sugestão de dispositivos com intenção diversa do projeto. “Há deputados defendendo o certificado digital para cada eleitor. Isso não é popular. Há um comércio por traz dessa história de certificado digital. Colocar esse jabuti é impedir que a solução tecnológica seja popular. Nem os bancos pedem isso”, prosseguiu, advertindo que a tecnologia da blockchain, quando for implantada no Brasil, vai quebrar cartórios e os próprios certificados digitais. “O próprio TSE está saindo com uma solução que não é o certificado digital. Estamos alinhados ao tribunal.”

Pedro Cunha Lima: “Nossa democracia não funciona, as pessoas não se sentem representadas, a Câmara é uma instituição com rejeição altíssima”

“Hoje há certificados digitais de autoridades certificadoras privadas e também há os certificados criados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação por meio da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil). Mas tudo é pago e tem validade de um a três anos, dependendo do que você quer pagar”, afirmou a fonte, acrescentando que certificados digitais também barrariam robôs, mas são caros para o consumidor com rendimentos limitados, maioria do eleitorado brasileiro, e não são a única alternativa.
“Faça um teste. Vá ao Google e consulte quanto custa um certificado digital aqui no Brasil. Não tem condição de se exigir isso de um cidadão de baixa renda”, concluiu.

Efeito colateral

Graças à resistência de deputados às matérias, o projeto do Ditec da Câmara não poderá ser levado à Campus Party Brasília 2018, feira de tecnologia a ser realizada na capital federal entre 30 de maio e 3 de junho. Servidores envolvidos no projeto lamentam que, graças à postura de alguns parlamentares, será desperdiçada não só a possibilidade de apresentação da plataforma a grupos de vários países, mas também mais uma oportunidade de troca de informações em um dos principais eventos de tecnologia do mundo.
Além da oportunidade perdida, a não aprovação das matérias inviabiliza que sequer seja dado nome ao projeto. Enquanto as proposições não avançarem na pauta da Câmara, lamentam os servidores, o Ditec não poderá levar ao grande público os avanços referentes à participação popular obtidos por meio da tecnologia.

Um dos servidores lembrou que a resistência aos projetos de interação popular começou em março de 2016, quando da apresentação, por parte de um grupo da PGR, do pacote de projetos que ficou conhecido como 10 medidas contra a corrupção. Na ocasião, o STF exigiu que a Câmara conferisse cada uma das mais de 2 milhões de assinaturas de adesão ao conjunto de proposições – que, nas palavras do próprio deputado escolhido para relatá-las, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), foram “dizimadas” pelos pares.

Burocracia regimental

As fontes ouvidas pela reportagem dizem reservadamente que deputados que se opõem à matéria, na verdade, não querem dividir a primazia da apresentação de projetos de lei. Atualmente, cidadãos só podem ver seus projetos avançarem no Congresso, individualmente, se suas sugestões alcançarem ao menos 20 mil adesões nos portais de ambas as Casas, depois da realização de enquetes virtuais. Mas eles dificilmente viram lei, devido a questões como os ritos do próprio Parlamento, as prioridades do governo da vez e dos parlamentares que o apoiam e à própria natureza das proposições, que enfrentam resistência dos mandatários.
No Senado, por exemplo, as sugestões são levadas a público na seção e-Cidadania, com uma enquete que informa ser possível opinar sobre o assunto em questão enquanto o projeto correspondente tramita no Senado, nos termos da legislação pertinente. “[...] proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013″, diz o site institucional. Qualquer pessoa pode enviar sugestões de lei para posterior exame dos senadores.
Depois de análise prévia de analistas legislativos, a sugestão passa a ser tratada como “ideia legislativa” que, caso atinja o número mínimo exigido, entra em tramitação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado. A plataforma que realiza as enquetes e promove a interação com o público é o e-Cidadania. Atualmente, entre todas as 89 proposições que atingiram aquele número mínimo, apenas 45 estão sob análise da CDH e dez foram convertidas em projetos de lei ou propostas de emenda à Constituição. Ao todo, 4.562 sugestões estão abertas para receber apoio, enquanto 6.689 foram “arquivadas por ferir os termos de uso”.
Nos termos do artigo 61 da Constituição, além de cidadãos e dos parlamentares ou comissões do Congresso, projetos de lei podem ser apresentados pelo presidente da República, pelo Supremo Tribunal Federal, por tribunais superiores e pela Procuradoria-Geral da República. Nos casos de iniciativa popular, como a que resultou na Lei da Ficha Limpa, a tramitação começa na Câmara, uma vez cumpridas as exigências dispostas no parágrafo 2º do mesmo artigo (número mínimo de adesões, adequação técnica etc).

Como este site mostrou em 9 de maio, servidores públicos de todas as esferas podem ter assegurados, graças a um projeto popular de iniciativa individual, reajustes anuais de salário. A garantia consta da Sugestão Legislativa (SUG) 1/2018, que foi aprovada naquele dia pela CDH do Senado. Proposta via portal e-Cidadania por Jasiva Correa, cidadã do Rio Grande do Sul, a proposição passou a tramitar como projeto de lei e pode ir a plenário depois de mais exigências regimentais. Tudo vai depender das prioridades do comando da Casa.


POR FÁBIO GÓIS| Congresso em foco 
LEIA TAMBÉM × +

COMENTE

GRANDE SHOW DE ANDSON FARRA

GRANDE SHOW DE ANDSON FARRA
VAMOS LÁ GALERA



Nome

1º dia de Festa de Março 2016,2,1º Mandinga Menino,1,1º Open Fight de Contato,1,2º e 3º dias de festa,1,7º Bpm,10,9º CIPM,1,a metamorfose,1,Abastecimento,1,Abatedouro,1,Aborto,1,ABVAQ,2,Academia das Cidades,1,Academia Pernambucana de Letras,2,Açaí,1,Açaí + Puro,1,Acarajé Benedicto Barbosa DEM Lava Jato Odebrecht PMDB PSDB PT Sérgio Moro,1,acidente,32,Acidente com Alunos,1,acidente em petrolina,1,acordo,1,Acre,3,ADAGRO,1,Adalberto Cavalcante,1,Adalto,1,ADCOL,1,ADRA,1,advogado,2,Advogados,1,Aécio Neves,11,AEDA,1,aedes aegypti,3,Afeganistão,1,Afogados da Ingazeira,1,Afrânio,5,Agreste,5,Agrestina,1,agricultura,1,AGU - Advocacia Geral da União,1,Água,2,água desperdiçada,1,Água Preta,1,AJUFE,1,Alagoas,3,Alan Ruschel,1,Alana Benatti,1,albert einstein,1,Alberto Youssef,1,Alçacuz,1,Alemanha,2,Alemão,1,Alepe,12,Alex Bar,1,Alexandra Brendlova,1,Alexandre Arraes,4,Alexandre Farias,1,Alexandre Pato,1,Alexandre Tombini,1,Alienação Parental,1,Aline Rodrigues,1,Alisson Becker,1,Alisson Dantas,1,Alô Pizza,1,Aloysio Nunes,1,Alta Floresta,1,Altamira,1,Altônia,1,Aluizio,1,Álvaro Dias,2,Amapá,1,Amazonas,5,América Mineiro,1,Americana,1,Amoxicilina,1,ampinas,1,Ana Abrantes,1,Ana Arraes,1,Ana Hickmann,1,Ana Paula Siqueira,1,anderson silva,3,Andreï Karlov,1,Andrés Sanchez,2,Andressa Hélem,1,Aneel,1,Anisio Barbosa,1,Aniversário,1,Anizio Barbosa,5,Anna Carolina Jatobá,1,Anthony Garotinho,1,Anticoncepcional,1,Anticoncepcional Hormonal,1,Antonio Anastasia,2,Antônio Campos,1,Antônio de Pádua,1,Antonio Hamilton Mourão,1,Antônio Junior,1,Antonio Palocci,6,Antonio Saraiva,1,Anvisa,1,Any Kelle,1,APAC,2,Apasra Hongsakul,1,APL,2,Aposentados,1,Aranha,1,Arannha,1,Arapiraca. Alagoas,1,Araquâ,1,Araquan,1,Araripe,5,Araripe-CE,1,Araripina,118,árbitro,2,Arcoverde,4,Arena Black Belt,2,Argentina,3,Ariquemes,1,Arlene Galvão,1,Arlindo Junior,1,Armando Monteiro,7,Arnaldo Delmondes,1,Arnon Bezerra,1,Arquivo Musical,1,arte,7,Arte na Praça,1,Artes Marciais,1,ASBACA,1,assaltantes,3,Assalto,17,Assalto a banco,3,Assalto no Piauí,1,Assassinato,6,Assassinato de Policial,1,Assassinato em Mossoró,1,Assassino de Beatriz,1,Assentamento Irani,1,Assistência Social,2,Associação de Blogueiros e Ativistas em Comunicação do Araripe,1,Associação de Cabos e Soldados,1,astronauta,1,Ataque aéreo,1,Ateísmo,1,Atentado a bala,1,Atibaia,1,Atirador,1,Atleta,1,Atletico de Madri,1,Atlético Mineiro,7,Atlético Nacional,2,Atlético Paranaense,2,atriz,1,Atropelamento,1,Augusto Cury,1,Austrália,1,AVA,1,Avião,2,Aviões do Forró,2,AVON,1,Aydin,1,Bahia,9,Bairro São Francisco,2,Baixada Fluminense,1,Baixar vídeos do facebook,1,Baixo Guandu,1,Baleia Azul,4,Baleia Rosa,1,Baltazar e Thiago,1,Banco,1,Banco Central do Brasil,4,Banco do Brasil,5,Bancoop,1,banda,2,Banda Fantasmão,1,banda filarmônica,2,Banda Gaviões do Forró,1,Banda Shock,1,Bandido bom é bandido morto,1,Bangu,1,Bar Apolinário,1,bar de tia neide,1,Barbalha,2,Barcelona,5,barcelona e real madrid,1,Barcelona. Celtic,1,Barra da Tijuca,1,Barra de São Pedro,1,Barra do Garças,1,Barra do Turvo,1,Barragem,1,Bashar al-Assad,1,Batayporã,1,Baturité,1,Beatriz,9,Beatriz Angélica,5,bebê,3,Bebê Morto,1,Bebê Possuído,1,Bebeto Galvão,1,Beijar Cães faz bem à saúde,1,Beijo,1,Belchior,1,Belém,1,Belém de Maria,1,Belém do Pará,1,Belém do São Francisco,5,Belmonte,1,Belo Horizonte,2,Belo Jardim,4,Belo Monte,1,Benvindo,1,BEPI,1,Betânia,1,Bezerros,2,BFC,1,Bianca Toledo,1,big burger,1,Bio Ramos,1,bispos,1,Blairo Maggi,2,blog davi diniz,4,blogueiro,1,Blogueiro Davi Diniz,1,Blumenau,1,BNDES,1,Boa Vista,2,Bob Dylan,1,boca de fumo,1,bodoco,1,Bodocó,604,Bolívia,3,Bolsa Familia,4,Bolsonaro,60,bolsonaro 2018,2,Bom Conselho,1,Bom Jardim,1,Bom Jesus da Lapa,1,Bombeiros,1,Bombeiros Civil,1,Bombeiros Civis Voluntários de Bodocó,1,Bope,1,Bope pernambucano,1,Borborema,1,Bosco Bione,1,Bota Fogo,4,Boxe,1,Bradesco,3,Branislav Kontic,1,brasil,15,brasileirão,2,Brasileirão 2017,2,Brasilia,5,Brasília,3,Brejinho,2,Brics,1,Brink's,1,Brivaldo,11,Bruce Lee,1,Bruno Araujo,5,Bruno Moraes,1,Buenos Aires,1,Buíque,2,Caatinga,1,Cabo de Santo Agostinho,1,Cabrobó,13,Cabul,1,Cachorro,1,Cacimba Nova,2,Cafezal do Sul,1,Cairo,1,Caixa Econômica Federal,2,Cajati,1,Cajazeiras,1,Caldinho,1,Calumbi,1,Câmara,8,camara dos deputados,4,Câmara Federal,8,Câmara Municipal de Bodocó,14,Camila Pitanga,1,Camilo Simões,1,Caminhada Pela Paz,1,Camocim,1,Camocim de São Félix,1,Campanha,2,Campanha de Vacinação,1,Campeonato Brasileiro de Judô,1,campeonato brasileiro seria a,6,campeonato brasileiro série a,4,campeonato brasileiro série b,5,Campeonato Catarinense,1,Campeonato Paulista,4,campeonato pernambucano de jiu jitsu,2,Campo Grande,4,Campo Lindo Paulista,1,campos sales,1,Campos Sales-CE,1,Campus Ouricuri,2,Canápolis,1,Câncer,1,Cangaço,1,Canidé-SE,1,Caninana do Forró,1,Cano estourado,1,Canoas,1,Capoeira,2,Caridade,1,Carira,1,Cariri,1,Carla Minhoca,1,Carlos Ferreira,2,Carlos Rios,1,Carlos Romero,1,Carlos Siqueira,1,Cármen Lúcia,2,Carnaíba,1,carnaubeira da penha,4,Carnaval,3,Carne,1,carolzinha,1,Carpina,2,Carro forte,3,Carros,1,Caruaru,12,Casa Civil,3,Casa Luiz Bezerra Luna,1,Casal fazendo sexo no cemitério,1,casamento,4,Caso Beatriz,6,Cassação,1,Cássio Cunha Lima,1,Catende,1,Cativeiro,1,Catraca livre,1,Cavalos,1,Cazuza,1,CBF,5,CCI,1,CCJ,1,CDL,1,ceará,16,Cedro,1,Ceilândia,1,Celebridades,1,CELPE,2,Cemitério,1,Certificação Digital,1,Cerveja,1,Cerveja com bactéria de vagina,1,César de Preto,1,César Troncoso,1,Cezar de Preto,1,Chacina,1,Chacina em Bodocó,1,Champions League,1,Chapada do Araripe,1,Chapecoense,19,Charlie Brown Jr,1,Chelston,1,Chester Bennington,1,Chico Siqueira,5,Chile,3,China,4,Chitara,1,Chocolate,2,Chorão,1,Chupa+Não Baba,1,chuva,3,Chuvas,4,Chuvas em Pernambuco,1,Cícero Belmar,1,cidade,1,Ciência,3,cinema,3,cinquentinha,1,CIODS,1,CIP,3,Ciretran,1,Círio de Nazaré,1,Ciro Gomes,18,cirurgia,1,CISAPE,4,Classificação,1,Claudete Matos,1,Claudio,1,Cleo Pires,1,Cleomatson,1,Clima,1,Clima Tempo,3,CMN,1,CMN - Conselho Monetário Nacional,1,CNH,1,cnh popular,1,CNM,7,CNT,2,Cocaína,1,Cochabamba,1,cochonilha,1,Codevasf,1,Código de Ética,1,Código do Consumidor,1,Cohab Massangano,1,Colômbia,4,Combustível,2,comida,1,Comissão,2,Comissão de Constituição e Justiça,1,Comissão do Impeachment,3,Compaj,1,Compesa,9,Compliance,1,Comunismo,2,Conceição da Barra,1,concurseiro,1,concurso,8,concurso 2016,4,Concurso da Câmara de Bodocó,1,concurso de ouricuri,4,concurso previsto,2,concurso publico,2,Concurso Público,6,concurso publico em pernambuco,1,concursos,3,Confronto,1,Congresso,9,Conmebol,2,conselho tutelar,2,Conspiração,1,Constelação Familiar,1,Constelação Familiar Sistêmica,1,Constelação Sistêmica,1,Constelação Sistêmica Familiar,1,Construção,1,Construtora,1,Conta de Energia,1,Convenção PSB,1,Copa América 2019,1,Copa do Brasil,6,Copa do Mundo 2014,1,Copa do Nordeste,1,Copom,2,Cordeirópolis,1,Coreia do Norte,2,Coren-PE,1,Corinthians,15,Coritiba,1,Corolla,1,Coronel Fabriciano,1,Coronel Ricardo Fentes,1,corpo e mente,3,Correios,1,corrupção,5,Cortês,1,Cosme Sanfoneiro,1,CPI da UNE,1,CPMF,1,Craque Neto,1,Crato-CE,1,CRB,1,Criança encarcerada,1,Criciúma,2,Crise,1,Cristiane Brasil,1,Cristianismo,1,Cristiano,1,Cristiano Ronaldo,6,Cristina Beatriz,1,Cristo,1,cronica,1,crônicas,21,Cruzeiro,3,Cuba,1,Cubanos,1,Cubo Mágico,2,cultura,27,Cumimatá,1,Cunha,1,Cunhado de Ana Hickmann,1,Cura Gay,1,Curiosidades,23,Curitiba,1,Curos,1,Cursos,1,Custódia,2,Damares,1,Damásio Pulquério,1,Damião Claro,2,Dan Stulbach,1,Daniel Alves,1,Daniel Coelho,2,Daniel Torres,3,Danilo,6,Danilo Forte,1,Danilo Rodrigues,14,Dário Brito,4,Data Magna,1,Davi Diniz,6,deficientes,1,Delcídio do Amaral,2,Delegacia Regional da Mulher,1,délio malheiros,1,DEM,8,Demerval de Souza Gusmão Filho,1,Democratas,1,DeMolay,1,Denilson Andrade,1,deputado,3,Deputado Estadual,1,deputado federal,2,deputado rodrigo novaes,1,Deputados do PSB,1,Desarmamento,1,Descarga Elétrica,1,Descaso na Saúde,1,desperdício,1,Destaques,880,detran,3,detran pe,1,DF,1,Dia da mulher,1,Dia das Crianças,1,Dia internacional da mulher,2,Diamante,2,Dias de Luta Dias de Glória,1,Diaz,1,Diego Souza,1,Dieta,1,dilma,13,dilma bolada,1,Dilma Rousseff,47,Dinheiro Falso,1,Diocese de Salgueiro,1,Direito,7,Direito de Resposta,3,Discurso de Dilma,1,Distrito Federal,4,Dj Aquiles,1,Documentando,2,Documentário,1,Dólar,2,Dom Avelar,1,Domingos Montagner,1,Dona Belinha,1,Donald Trump,2,Dormentes,6,Douglas Costa,1,Dr Anderson Aquino,12,Dr Arnaldo Delmondes,2,Dr Cacio Alencar,1,Dr Enéias,1,Dr Everton Costa,5,Dr Iran Costa,2,Dr. Carlos,1,Dr.Iran Costa,1,Drª Sandra,1,drogas,5,Dunga,2,EA Sports,1,EBAM,1,economia,130,Edilton Andrade,1,Edimilson Alencar,1,Edson Fachin,4,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Campos,2,Eduardo Cunha,8,Eduardo da Fonte,1,Eduardo Villas Bôas,1,educação,138,Edvan Siqueira,1,Egito,2,Eldorado,1,eleição para conselho tutelar,1,eleições 2016,14,Eleições 2018,1,Eletrocutado,1,Eliane Soares,2,Elias Gomes,1,Eliminatórias,7,Elisa Samudio,1,Eliseu Padilha,2,Ellen Federizzi,1,Elton Jhon,1,Embaixador,1,Emprego,3,Empreiteira,1,Empreiteira Nicolau,1,Enchentes,1,encontro,1,encontro dos vaqueiros,2,Enem,1,Enem 2016,1,enfermeira,1,Engels,1,Enos Bertiê,1,Enquete,6,Ensaio Fotográfico,3,Entendimento,1,Entretenimento,119,Entrevista,2,Equador,1,Erasto Vasconcelos,1,Érica de Souza Leite,1,Érica Diniz,1,erótico,1,escola,1,escola estadual luiz gomes diniz,2,Escola Maria Auxiliadora,1,Escola Municipal Antônio Custódio,2,Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão,1,Esgoto,1,Espanha,1,Esparza,1,Espetinho,13,Espirito Santo,4,Esporte,54,esportes,236,Esportes Equestres,1,estacionamento,1,estado islamico,3,Estado Islâmico,2,Estados Unidos,3,Estelionato,3,Estradas,1,estudar,1,Estuprador,3,Estuprador.,2,Estupro,70,Estupro Coletivo,1,et's,1,Ética,1,EUA,3,Euclides da Cunha,1,Eures Ribeiro,1,Eurocopa,1,Europa,3,Eventos,9,Exército Brasileiro,2,Explosão,3,Extorção,2,Exu,44,Fábio Carneirinho,1,Fábio Luís Lula da Silva,2,Fábio Medina Osório,1,Fabricio Werdum,1,faca,3,facada,3,Facão,1,Facebook,2,FACIAGRA,1,FACISA,1,FAFOPA,1,família,1,Famosos,1,fanfarra,1,Fausto Pinato,1,FBC,1,FBI,1,FED,1,Federal,1,Feira de Santana,1,Feitoria,1,Felipe Carreras,1,Felipe Lamarck,1,Felipe Leão,1,Felipe Massa,2,FELIZ NATAL,3,Feminicidio,1,Feminicídio,1,Fernando Bezerra Coelho,10,Fernando Filho,8,Fernando Haddad,13,Fernando Monteiro,1,Fernando Prass,2,fernando verissimo,1,Ferreirinha,1,Fertilização In Vitro,1,festa,2,festa de janeiro,4,Festa de Março,10,Festa de Março 2016,5,festa de ouricuri,1,Festa de São José,1,Festa Junina,1,Festejos,1,Festejos de São José,3,FGTS,1,FHC,2,Ficha Limpa,1,Ficha Suja,2,Fidel Castro,1,FIES,2,FIFA,3,Figueirense,2,Filantropia,2,filarmônica de Bodocó,2,Filé,1,Filme Completo,1,Fim do Foro Privilegiado,1,finanças,2,Flamengo,8,Flávio Bolsonaro,1,Flávio Leandro,1,Flores,1,floresta,12,Florianópolis,1,Fluminense,4,FM17,2,FMI,1,FNDE,1,Fome,1,Fora Dilma,1,Força no Foco,3,Foro Privilegiado,1,Forró,4,Forró Atualizado,4,Fortaleza,3,Fóssil,1,Fotografia,4,fpm,8,França,1,Francisco Edivaldo,1,fraternidade,1,Freddie Mercury,1,Friboi,1,Fulô de Mandacaru,1,FUNASA,1,FUNDEB,1,futebol,116,Futsal,2,G20,1,Gabarito,2,Gabarito do Concurso da Câmara de Bodocó,1,Gabarito do Concurso de Ouricuri,1,Gabriel Diniz,1,Gabriel Jesus,2,Gabriel Marciel,1,Gabriel O Pensador,1,Galo de Briga,1,Garanhuns,4,Garantia safra,3,Garis,1,Garota Safada,2,Gás de Cozinha,1,Gasolina,2,GATI,2,Gedel,1,Geizy Sampaio,1,General Mourão,1,Geomarco Coelho,1,Geraldinho,1,Geraldo Alckmin,10,Geraldo Calado,1,Geraldo Júlio,2,Gesso,1,Geyse Sampaio,1,Gilberto de Brito Medeiros,1,Gildejanio,1,Gildejanio Melo,1,Gildevania Melo,1,Gilmar Mendes,2,Givaldo,1,Givaldo de Deca,1,Glaucos da Costamarques,1,Globo,2,Goiana,2,Goiás,2,Goleiro,1,Goleiro Bruno,1,Goleiro do Palmeiras,1,Gonzaga Patriota,1,Governador,1,Governador Paulo Câmara,2,Governador Valadares,1,governo,10,Governo de Pernambuco,1,governo do estado,18,Governo Federal,16,Grace Maria Fernandes Mendonça,1,Granito,26,Grêmio,5,greve,5,greve da policia em pernambuco,2,Greve dos Bancários,1,Gripe,1,Guaiúba,1,Guarujá,1,Guarulhos,2,Gudjhonsen,1,guerra,4,Guido Mantega,1,Guriri,1,Gustavo Correa,1,H1N1,1,H3N2,1,Hadad,1,Havana Helena de Farias,1,Hélder Rômulo,1,Helicóptero,1,Hélio Leitão,1,Henrique e Juliano,1,Henrique Meirelles,3,Hepatite,1,Hepatite C,1,Herton Diniz,2,Higiene,1,Holly Holm,1,homem,1,homem mata próprio irmão,1,homenagem,1,homicidio,3,Homossexualismo,1,Hortolândia,1,Hospital Regional Fernando Bezerra,1,Hospital Santa Maria,1,Hotel Mazzafera,1,Humberto Costa,5,HUMOR,16,Ianny Fernandes,1,IASD,1,IBGE,3,Ibimirim,2,Ibirajuba,1,Ibo,1,Ibura,1,ictericia,1,Ideia Legislativa,1,Ideologia de Gêneros,1,IDEPE,1,Idosa,1,idoso se casa com criança,1,Idosos,1,If Pernambuco,1,IF Sertão,2,Igreja Adventista do Sétimo Dia,1,Igreja Assembleia de Deus,1,igreja católica,3,IIlayne Larissa Leandro Marques,1,Ilhabela,1,Ilhas do São Francisco,1,IML,1,impeachment,14,Inajá,1,Inauguração,1,INC,3,incêndio,7,Incêndio em Bodocó,1,Incêndio em Canoas,1,Incesto,1,India,1,Índia,1,Indonésia,2,Indulto de Natal,1,Indústria e Comércio Exterior,1,Informativo Juridico,27,Ingazeira,1,inspeção em bolsas,1,INSS,1,Instituto Lula,2,Instituto TIM,1,instrumento musical,1,Internacional,4,inverno,1,Iohannes,1,ipubi,65,Irmãos,1,Isabella Nardoni,1,Isaltino,1,isis,2,ISLA,1,Ismael Lira,1,Israel,1,Itacuruba,1,Itália,1,Itamaraty,1,Itapetim,1,Itapetininga,1,Itatiba,1,Ivanka Trump,1,IX Geres,1,Jackson Sukuri,1,Jaécio Sá,2,jair bolsonaro,7,jair bolsonaro para presidente,1,Janaína Santos,2,Janet Yellen,1,Jantinha,2,Japão,2,Jaques Wagner,2,Jarbas Vasconcelos,4,Jardim das Aflições,1,Jared Kushner,1,Jaru,1,JBS,2,Jean Willys,1,Jefferson Moraes,1,Jesus,1,Ji-Paraná,1,jiu-jitsu,10,JOÃO BATISTA DE MENEZES BARBOSA,1,joão campos,3,João Dória,3,João Lyra,1,João Marcos Siqueira,3,João Paulo,2,João Paulo II,1,João Pessoa-PB,1,João Vaccari Neto,1,João Vitor Gregório,2,Joaquim Levy,1,Joelma Rodrigues,1,JOESBO,3,Jogo da Baleia Azul,3,Jogos de Azar,1,Jogos escolares de Bodocó,2,Joinville,1,Jon Jones,2,Jonas Esticado,3,Jordânia,1,Jornalismo,1,jornalista,1,Jornalistas,1,José Aldo,1,José Alexandre,1,José Carlos Bumlai,1,José Eduardo Cardozo,2,José Fábio da Silva Araújo,1,José Ion,2,José Maria Almeida Marques,1,José Pereira de Andrade,1,José Serra,2,Josélia de Brito,1,Josué Alencar,1,Juazeiro da Bahia,3,juazeiro do norte,6,Juazeiro do Norte-CE,2,Jucyane,1,Judô,5,Juiz,1,juiz de futebol,1,Júlio Lóssio,4,Junior Bala,1,Junior Barranquilla,1,Jurandir Severo,2,Jurema-PE,1,Jurídico,1,Justiça,20,Justiça Eleitoral,1,Juventos,1,Juventus,1,K1,1,Kaoma,1,Karl Marx,1,Kátia Abreu,1,Kickboxing,1,Koke,1,Korn,1,La Niña,1,ladrão de celular,2,Lagoa do Barro,1,Lagoa dos Gatos,1,Lagoa Grande,8,Lagoa Nova,1,Lampião,1,Las Vegas,1,Latrocínio,2,lava jato,10,Law & Order,1,Leandro Balcone,1,Leão do Norte,1,Legendary,2,Lei,2,Lei da Ficha Limpa,1,Lei Rouanet,1,Leishmaniose,1,Leninha Diniz,7,Leninho,1,Léo Binho,2,Léo Saraiva,1,Leonardo,1,Leonildo Menezes,1,Lesbianismo,1,Leya Emanuelly,1,LGBT,1,Libertadores 2018,1,Libertadores da América,5,Líbia,1,liga dos campeões,4,Liga Pernambucana de Judô,2,Lilian Villas Boas,1,Limeira,1,Limoeiro,1,Lindbergh Farias,1,Link Park,1,LIPEJU,1,Lírio Albino Parisotto,1,Lisa Masters,1,Litoral,1,Livros,1,Lixo,1,Loawa Braz,1,Londrina,1,Loteria Esperança,2,Lourival Holanda,1,Lucas Porto,1,Lucas Ramos,3,Lucélio Luna,1,Luciano Bivar,1,Luciano Capitão,1,Luciano Siqueira,8,Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira,1,Luiz Fux,1,Luiz Inácio Lula da Silva,12,Luiz Soares,1,Luiza Brunet,1,Luiza Siqueira,1,lula,63,lula 2018,1,lula é investigado,1,lula para presidente,1,Lusimar Lima,1,luta,7,Lutador de Muay thai,1,Lutador mata assaltante,1,Luto,2,Luverdense,1,macaco bebado,1,Macapá,1,Machadinho D'Oeste,1,Maconha,2,maduro,2,magia negra,1,Magistério,1,Magno Malta,2,Mais Educação,1,Major Carvalho,1,Mala 100 Alça,1,Malta,1,Mamaço,1,Manari,1,Manaus,5,Manchester City,1,mandioca,1,Manhumirim,1,manifestação,6,manifestação pacifica,1,Mano Walter,1,manual,1,manual do boi,1,Maracanaú,1,Maraial,1,Maranhão,2,Marcela Gomes,1,Marcela Temer,1,Marcelo Monteiro,1,Marcia Fellipe,1,Marcílio Pires,1,Marco Aurélio Mello,2,Marcolândia-PI,2,Marcos Pereira,1,Marcos Valério,1,Maria do Rosário,1,Maria da Penha,1,Maria do Rosário,1,Maria Luíza,3,Mariana,1,Mariana Costa,1,marilia,1,Marília Arraes,7,Marina Ruy Barbosa,1,Marina Silva,8,Mário Sérgio,1,Marisa Lobo,1,Mariza Leticia,1,Marlom Meirelles,2,Maron 5,1,Marun,1,Marx e Satã,1,Maryna Moroz,1,Massacre nos EUA,1,Masturbação,1,Mata Norte,1,Matadouro,1,Mato Grosso,1,Mato Grosso do Sul,2,Mauriti,2,May Thai,1,Mayke,3,Mayke Lima,3,Mayke Pitbull,5,MBL,1,Mc Donald's,1,MC Troinha,1,McDonald's,1,mcgregor,5,MEC,5,Medellin,1,Mega Sena,1,Mega-sena,1,Meio Ambiente,2,mel,1,Meleiras,1,Mendonça Filho,14,Mensagens Motivacionais,3,Mercadante,1,Mercosul,1,Messejana,1,Messi,6,Mevlüt Mert Altintas,1,México,2,Micale,1,Michel Temer,41,Michelle Waterson,1,Micronésia,1,Miesha Tate,2,Miguel Coelho,1,Miguel Reale Júnior,1,Minas Gerais,6,Minha Casa Minha Vida,3,Ministério,2,Ministério da Educação,4,Ministério da Fazenda,1,Ministério de Minas e Energia,1,Ministério do Desenvolvimento,1,Ministério Público,2,Ministério Público Federal,5,Ministra de Direitos Humanos,1,Ministra Do Trabalho,1,Ministro da Agricultura,1,MInistro da Casa Civil,2,Ministro da Defesa,1,ministro da saúde,1,Mirandiba,2,Miséria,1,Miss Brasil,1,Miss Brasil 2017,1,Miss Bumbum 2016,1,Miss Universo de 1965,1,Missão Velha,2,Mississippi‎,1,mistério,1,Mito,1,mma,21,MMA. Muay Thai,1,Moacir Monteiro,1,Moda,1,Mônaco,1,Monteiro,1,Moreilândia,11,Moreira Franco,1,morte,2,Morte de Beatriz,2,morte de Shaolin,1,Mossoró,2,Mostra de Artes,1,Motivação,1,MPF,1,MPPE,2,Muay Thai,6,mulher,3,Mulher assassinada pelo próprio esposo,1,mulher desaparecida,1,Mulher Estuprada em Trindade,2,multa,2,mundo,105,musica,14,Música,17,musica popular brasileira,1,Muzenza,3,Nájila Damacena,1,Naldiniho Lopes,1,Naldo Amaral,1,Naná Vasconcelos,1,Nando Moura,1,Nardoni,1,nasa,2,NATAL,7,Natal Criança Feliz,1,Natália Queirós,1,Nate Diaz,1,Nathan,1,Naufrágil,1,Náutico,2,Naylla Modas,1,Neguinho da Caçamba,1,Neirivan,1,Nelson Xavier,1,Neném Bezerra,1,Nepotismo,1,Neto,1,Neuciene,2,Neurociência,1,Newell's Old Boys,1,Ney Matogrosso,1,Neymar,14,nicolas maduro,1,Nilton Mota,1,Nogueira,1,Nordeste,3,Nota de Esclarecimento,2,Noticia Urgente,1,Noticias Bizarras,10,Nova Olinda,2,Novenas,1,Novo Cangaço,2,Novo México,1,Nudes,1,Nudez,1,O vendedor de Sonhos,1,OAS,2,obama,1,OBMEP,1,Odacy Amorim,1,Odebrecht,6,Olavo de Carvalho,1,Olimpíadas,9,Olinda,2,OMC,1,ondas gravitacionais,1,ongresso,1,ONU,4,operação,3,Operação Calicute,1,Operação Carne Fraca,3,Operação da Policia,1,Operação Força no Foco,1,Operação Itinerante,1,Operação Lava Jato,7,opinião,10,Oposição da Paulo Câmara,1,Orobó,1,Orocó,10,Orquestra Frenesi,1,osvaldo coelho,1,Otávio Pedrosa,6,ouricuri,168,ouricuri-pe,5,Outdoor de Bolsonaro,1,Outubro Rosa,1,Pabllo Vittar,2,Pacto Pela Vida,1,Pacto pela vida.ranking,1,Padre Pedro,1,pajeú,1,Palácio do Campo das Princesas,1,Palestino,1,Palhaço,1,palma,1,Palmares,1,Palmeiras,7,Paloma Alves,1,Pão de Açúcar,1,Papa Francisco,3,Pará,2,Paracetamol,1,Paraguai,4,Paraiba,4,Paraíba do Sul,1,Paraná,2,Paraty,1,Paris Saint German,1,Parnamirim,8,Parque 13 de Maio,1,Parque de Exposições Antônio Bezerra da Rocha,1,Parto,1,Pastor Marco Feliciano,1,Pastor Marcos Aurélio,1,Pastor Silas Malafaia,1,Pato Branco,1,Patrícia Lélis,1,Patriota,1,Pau da Bandeira,3,Pau Ferro,1,Paudalho,1,Paulinho,1,Paulínia,1,Paulista,1,Paulo Camara,10,Paulo Câmara,52,Paulo Guedes,1,Paulo Henrique Ganso,1,Paulo Roberto Costa,1,Paysandu,2,PCdoB,1,PCO,1,PDT,2,PE-560,1,PEC,4,PEC 241,2,pedofilia,7,Pedrinhas,1,Pedro Corrêa,1,Pedro II,1,Pedro Pedrosa,2,pega de boi,2,Pega de Boi na Fazenda Pitombeira,1,pegadinha,2,Penes,1,Pensilvânia,1,Peppa Pig,1,pernambuco,59,Pernambuco em Ação,1,Pernambuco.,3,Peru,2,Peruíbe,1,pesquisa,3,Pesquisa Eleitoral,11,Petrobras,12,Petrolândia,5,Petrolão,1,petrolina,77,PGR,6,Piauí,9,PIB,1,Picos,1,Piedade,1,Pipeiros,1,Piripiri,1,Pirituba,1,Piso Salarial,3,Pitbull,1,Pizza,1,Pizzaria,1,plutão,1,pm,3,pm-pe,3,PMDB,8,Pobreza,1,Podemos,1,poema,2,poesia,2,Polegar,1,polêmica,1,policia,655,policia civil,6,policia civil de pernambuco,2,Policia de RN,1,Policia Federal,10,Polícia Federal,7,Policia Militar,6,policia militar de pernambuco,5,Policia Rodoviária Federal,1,policial assassinado no ceará,1,Policial Morto,1,politica,823,política,20,politicos pernambucanos,1,Ponte Preta,2,Ponto do Espetinho e Jantinha Silva,6,Ponto do Vaqueiro,1,Pornografia Infantil,1,Portal da Cidade,1,Porto Alegre,1,Porto Velho,1,posição,1,Power Rangers,1,PP,5,PPA,1,PPS,3,PR,1,Praia Grande,2,PRB,1,Preço da Gasolina,1,Preço do Gás,1,Prefeito,6,Prefeito Danilo,16,prefeito de Bodocó,3,Prefeito de Exu,1,Prefeitura de Araripina,4,Prefeitura de Bodocó,41,Prêmio Nobel,1,presidente,3,Previdência,1,PRF,1,Primeira Liga,1,Prisão de Cunha,1,prisão de Lula,1,Procuradoria Eleitoral,1,Procuradoria Geral da República,1,PROERD,1,professor Carlinhos,2,professora,3,Professora Marcela Gomes,1,Professores,1,Programa Mais Saúde,1,Programa Raul Gil,1,Programações,76,Projeto Acolher,1,Projeto Caatinga,1,Projeto Zé do Livro,1,Promoção,1,Protesto,14,Proupe,1,psb,35,PSB. Jarbas Vasconcelos,1,PSC,5,PSD,3,PSDB,12,PSG,2,Psicologia,1,Psicopatas,1,Psicoterapia,1,Psiquiatria,1,PSL,2,pt,38,PTB,2,PV,1,Quadrilha Tradição,1,Racismo,1,Rádio,1,radio gospel,1,Rádio Voluntários da Pátria,1,rádio web bdc gospel,1,Rafael Cezar,1,Rafael Furtado,2,Rafaela Silva,1,Raffael César,3,Rafinha,1,Raimundinho Saraiva,2,Raimundo Pimentel,6,Raíssa Mendes,1,Rancharia,1,ranking,1,Rap,1,Rap Nacional,1,Raquel Dodge,3,Raquel Lyra,2,Raul Henry,3,Raul Jungmann,2,Reajuste,1,Real Madri,4,Rebelião,1,Recanto das Emas,1,Receita Federal,1,Recife,27,Rede Sustentabilidade,3,Reforma da Previdência,6,Reforma Trabalhista,2,Região do Araripe,8,regras da vaquejada,1,regulamento da vaquejada,1,Reino Unido,3,religião,27,Renan Calheiros,4,Renato Augusto,1,Renato Lócio,1,Renato Russo,1,Renaud Lavillenie,1,Renavan,1,Renê Monarry,2,Renúncia de Temer,2,requalificação,1,Resultado,1,Resultado do Concurso de Ouricuri,1,Resultados,2,retrato falado,1,réveillon,3,Réveillon dos Bodocoenses,1,revistando bolsas,1,Revolução Pernambucana,1,Reymi Ferreira,1,Ribeirão,2,Ricardo Arruda,3,Ricardo Goulart,1,Ricardo Lewandowski,6,Ricardo Ramos,17,Rio 2016. Rio de Janeiro,1,Rio Branco,2,Rio de Janeiro,14,Rio Doce,1,Rio Formoso,1,Rio Grande do Norte,3,Rio Grande Do Sul,1,Rio Preto,1,rio são francisco,2,Rio Verde,1,Rithely,1,ritual,1,Robert Trujillo,1,Roberta,1,Roberta Arraes,78,Roberto Arraes,1,Roberto Farias,3,Roberto Justus,1,Roberto Teixeira,1,Robertson Frizero,32,Robson Saraiva,2,Rock,1,Rock in Rio,1,Rocky Balboa,1,Rodolfo Illanes,1,Rodovias,1,Rodrigo Federizzi,1,Rodrigo Janot,7,Rodrigo Jungmann,1,Rodrigo Maia,4,rodrigo novaes,40,Rodrigo Novais,2,Rogério Ceni,1,Rogério Micale,1,Rogério Rosso,1,Rolim,1,Romero,1,Romero Jucá,1,Rômulo Lima,1,Ronaldinho Gaúcho,2,Ronaldo Caiado,2,Ronaldo Cancão,1,Ronaldo Sampaio,1,Ronaldo Souza,1,Ronda Rousey,1,Rondônia,1,Rondonópolis,1,Ronildo Menezes,1,Roraima,3,Rotam,1,roubo de celular,1,RS,2,Rússia,5,Russo,1,Safadões do Forró,1,safra,1,Salários Atrasados. Bodocó,1,Salgueiro,24,Saloá,1,Salvador,3,Salviano,1,Samarco,1,San Lorenzo,1,Saneamento Básico,1,Sangue,1,Sanidade,1,Santa Catarina,2,santa crus,1,Santa Cruz,19,santa filomena,20,Santa Isabel,1,Santa Maria,1,Santa Maria da Boa Vista,5,Santa Terezinha,1,Santarém,1,Santos,4,São Benedito do Sul,1,São Bento,1,São João,3,São João nos Bairros,4,São José,2,São José do Belmonte,1,São José do Egito,1,São José do Rio Preto,1,São Lorenzo,1,São Lourenço da Mata,2,São Luiz,1,São Mateus,1,São Paulo,21,São Sebastião do Uatumã,1,Sargento Assassinado em Garanhuns,1,Sarney,1,saúde,97,SBT,1,SD Edilson Costa Souza,1,SD André de Carvalho Santos,1,SEBRAE,2,seca,1,Secretaria de Agricultura,4,secretaria de agricultura de Bodocó,1,Secretaria de Assistência Social,7,Secretaria de Aviação Civil,1,Secretaria de Cultura,1,Secretaria de Defesa Social,1,Secretaria de Desenvolvimento Social,1,Secretaria de Educação,4,Secretaria de Educação de Pernambuco,4,secretaria de infraestrutura,5,Secretaria de Saúde,8,Secretaria de Saúde de Ipubi,1,Secretaria de Turismo,1,Secretaria Estadual da Mulher,1,secti,1,see,1,Segurança,3,Segurança Pública,3,Seguro Amparo,1,Seleção Alemã,1,Seleção Argentina,2,Seleção brasileira,18,seleção da liga dos campeões,1,Seleção Olímpica,2,Seleção sub-17,1,SENA BOA VISTA,1,Sena Madureira,1,Senado,23,Senador Magno Malta,1,Senhora mata cachorro a pauladas,1,Sensei Sérgio Carvalho,2,Sequestro,2,Sérgio Cabral,3,Sérgio Moro,17,Sergipe,1,série A,1,Serra Branca,1,Serra Talhada,3,Serrita,8,Sertânia,1,sertão,10,Sertão do Araripe,2,Sertão do Pajeú,1,Serviço de Utilidade Pública,1,Serviço Social,1,SESC,18,Sesc Ler Bodocó,7,SESC-LER-Bodocó,15,Sessão,1,Seu Dinheiro,1,Sevilla,1,sexo,3,Shaolin,1,Shows e Eventos,57,Sífilis,1,Silvano Sales,1,Silvia Patricio,1,Sim nós podemos!,1,Simões,1,Sindicato,2,SINTEB,3,Sipaúba,10,Síria,3,SISU,1,Sitio Canafístula,1,Sitio Inhame,1,Sitio Lopes,1,Sítio Massapê,1,Sítio Meleiro,1,Sitio Soares,2,Socorro,1,Socorro Pimentel,3,Solange Almeida,2,Solange do Aviões,1,Soldadinho,1,Soledade,1,Solidariedade,2,Solon Jardim,1,Somália,1,Sônia Abrão,1,Sorocaba,1,SOS Dona do Lar,1,Sósia,1,Sóstenes Serafim,2,Sport,9,Sri Sri Ravi Shankar,1,STF,12,STJ,2,STJD,1,Strada Working,1,Subconsciente,1,subtenente Herbenio,1,Sudão,1,Suíça,1,suicídio,10,Sul,1,Sul-Americano sub-17,1,superação,1,Supremo Tribunal Federal,15,Surubim,2,SUS,1,Tabela da Série A,3,Tabela da Série B,1,Tabela das Eliminatórias,1,Tabira,5,Taboão da Serra,1,Tacaratu,1,Tadeu Alencar,42,Tailândia,1,Tamandaré,1,TARADO EM BODOCO,1,Tarauacá,1,Tatá Lopes,2,Tathyanne Tremura Rezende,1,Tattoo de Penes,1,Tatuagem,2,Táxi,1,TCE,3,TCE-PE,2,Team Monarry,1,Team Pitbull,1,teatro,1,Temer. politica,1,Tempo,1,tentativa de estupro,1,Teófilo Otoni,1,Teori Zavascki,8,Teoria,1,Teory Zavascki,1,Terapia,1,Terceirização do Trabalho,1,Teresina,3,Teresópolis,1,Terra Nova,2,Terremoto,1,terrorismo,4,Tesouro,1,Tesouro Nacional,1,Thábata Mendes,1,The Real Rocky,1,Theobroma,1,Thiago Braz,1,thiago fonseca,1,Thyane,1,Tiago Moura,1,Tim,3,Timão,1,Timbaúba,1,Timorante,1,Tiririca,1,Tite,6,Título de 97,1,titulo de eleitor,1,Toca do Vale,1,Tocantins,1,Top Ouro,1,Top Shake,1,tráfico,2,Tráfico de Órgãos,1,Tráfico Internacional de drogas,1,tragédia,2,transito,1,Trânsito,4,Transparência,2,Transporte Escolar,4,Transporte Escolar de Bodocó,1,TRE,1,Treinador Sexual,1,Trem Invisível,1,TRF,1,TRF 4,1,TRF4,1,Tribunal de Contas da União,2,Tribunal Superior Eleitoral,1,Trindade,54,Triplex,1,Triunfo,1,tse,6,TST,1,Tubarão,1,Túlio Alves,43,Túlio Maravilha,1,Tuparetama,1,Turquia,1,Tutoriais,2,Tutorial,1,TV,3,TV Asa Branca,1,Tv Grande Rio,1,TV Red Uno,1,Tv Senado,1,Tv Senado Ao Vivo,2,Twitter,1,Tye Trujillo,1,Ubaitaba,1,UBER,1,Uberlândia,1,uefa,1,ufc,9,UFPE,2,Uganda,1,Últimas Noticias,3,Umuarama,1,UNDIME,1,União,4,União Europeia,1,Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes,1,universidade,2,upe,2,Uruguai,1,Vacina,2,vaga para deficientes,1,Valdeir Batista,1,Valdemar Vicente Filho,2,Valdemiro Santiado,1,Valdir Luiz Duarte,1,VanZant,1,Vaqueiro,1,vaqueiros,3,vaqueiros de Bodocó,1,vaquejada,17,Várzea do Meio,2,Vasco,3,Vaticano,2,Vazamento de água,1,Vendas,3,Venezuela,2,Verdejante,1,Vereador,3,Vereador de Bodocó,3,Vereadora,1,Vereadores,3,Vereadores Eleitos em Bodocó,1,Vice Prefeito,2,Vícios,1,Victor,1,Vida,1,vida extra terrestre,2,Videos,109,Vídeos,2,videos motivacionais,4,vigilância sanitária,1,Vila Né Camilo,2,Vila Olímpica,1,violência,6,Violência contra idosa,1,Violência contra mulher,3,Violência Sexual,1,Virus,1,Vitiligo,1,vitima de assalto,1,Vitima de Estupro,1,Vitor Belfort,1,Vitória,2,Vitória da Conquista,1,Vitória de Santo Antão,1,Vitória do Xingu,1,vizinhança,1,Volta Redonda,1,Votação Do Impeachment,1,Vovó da Pedra,1,Waldir Maranhão,2,walmart,1,Wellinton dos Santos,1,Wesley Safadão,3,Whatsapp,3,Whinderson,1,Wolverine,1,WS e Garota Safada,2,X Calypso,2,Xand,1,Xi Jinping,1,Ximbinha,2,Yanne Teles,1,Yokasta M,1,Youtube,1,Yves Luz,1,Zâmbia,1,Zé Andrade,3,Zé Bolinha,2,Zé Galego,1,Zé Hélio,4,Zé Ivo,2,Zeca Bota Bom e Elson Vaqueiro,1,Zero Boi,1,Zezé Perrella,1,Zika,1,zika virus,2,Zona da Mata,2,Zona Rural,2,Zoofilia,1,
ltr
item
Blog Davi Diniz: Deputados barram apresentação de projetos populares pela internet
Deputados barram apresentação de projetos populares pela internet
https://4.bp.blogspot.com/-WRYSNcF-ppM/WwX8dOjy8wI/AAAAAAAAfHM/_rF3iqeSb9UYR-pqgDhso1s24j_DEzvCQCLcBGAs/s640/labhackerr.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-WRYSNcF-ppM/WwX8dOjy8wI/AAAAAAAAfHM/_rF3iqeSb9UYR-pqgDhso1s24j_DEzvCQCLcBGAs/s72-c/labhackerr.jpg
Blog Davi Diniz
https://www.blogdavidiniz.com.br/2018/05/deputados-barram-apresentacao-de.html
https://www.blogdavidiniz.com.br/
https://www.blogdavidiniz.com.br/
https://www.blogdavidiniz.com.br/2018/05/deputados-barram-apresentacao-de.html
true
6780627971694369098
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VEJA TODOS LEIA MAIS Reply Cancel reply Delete POR Home PAGES POSTS VEJA TODOS LEIA TAMBÉM! LABEL ARQUIVO MENSAL BUSCAR TODOS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO DOM SEG TER QUA QUI SEX SÁB JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO Jan Fev Mar Abr MAIO Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minuto ago $$1$$ minutes ago 1 hora ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy